Embora a Internet proporcione benefícios, também possui riscos. Como usuários dela, precisamos buscar meios para garantir a segurança. Vejamos alguns:
Orientar nossos filhos e alunos a pesquisarem apenas em sites conhecidos, mesmo que seja a “wikipédia” é importante consultar outras fontes.
É importante obter um software de antivírus e mantenha-o atualizado.
Quando for fazer compras online eé necessário ter certeza da confiabilidade do site para efetuar o pagamento com cartão de crédito.
Abrir e-mails e links da Web vindos de pessoas confiáveis—amigos e família ou parceiros corporativos. Mesmo assim, tenha em mente o que os hackers e vigaristas podem fazer com mensagens de e-mail, arquivos em anexos e links da web. Se uma mensagem de e-mail parece suspeita, apague-a. Leia o endereço do remetente cuidadosamente—o endereço pode se parecer familiar e também pode aparecer um texto truncado e números. Se você achar que conhece a pessoa que enviou, entre em contato com ela e certifique-se de que ela realmente o enviou o e-mail. Não responda diretamente a mensagem. Envie uma nova mensagem para verificar se a que você recebeu é verdadeira. Se alguém que você conhece envia uma mensagem de e-mail com um arquivo em anexo que você não esteja esperando, contate o destinatário com uma nova mensagem de e-mail e peça para confirmar o enviou do arquivo em anexo. Não clique em “responder”.
Não fornecer dados pessoais, como senhas, endereços, informações bancárias, pagamentos online ou da empresa onde trabalha, ou outras informações confidenciais.
(Esse comentário foi postado por Luzilene Reis para o Mídias - EAD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário